quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

De maneiras que estou na Índia…

…mais precisamente em Bombaim (Mumbai para os amigos). A viagem fez-se bem. Em executiva está-se sempre bem . Viemos via Londres pela BA. Os voos foram a horas o que é extraordinário tendo em conta a minha última viagem a terras de sua majestade… (Por falar nisso, tenho de por aqui a resposta da TAP (no meu entender, vergonhosa…)

É verdade que eu já não escrevia aqui no estamine, vai para cima dum tempão. Por isso agora tenho de me desforrar, e quero ver se começo a fazer um género de diário, com algumas falhas de certeza, mas a tentar relatar as coisas mais interessantes que por aqui se vão passando.

Começando pelo princípio. A viagem correu bem, consegui ver dois filmes, a saber, a versão original do Ratatui, e o Blood Diamond.



Vamos por partes, o primeiro já tinha visto grande parte, na versão portuguesa, porque a minha filha adora aquilo e passa a vida a pedir para pormos a dar o Ratatui. O filme na minha opinião é excelente! Está feito com um cuidado extraordinário. Os movimentos do rato são espectaculares, e a história está engraçada e extremamente bem contada. Recomendo a qualquer pessoa este filme, dos 1 aos 100 anos, macho ou fêmea. Está simplesmente genial!



Já o Blood Diamond, tá quieto… Gostei bastante do filme, mas é duma violência extrema, tanto visual, como emocional. Está muito bem realizado, os actores estão excelentes, e eu que nem gosto especialmente do Leonoardo di Caprio. Acho que ele nunca fez nenhum papel de jeito, que marcasse, acho que não tem grande presença. Mas acho que está bastante bem neste filme, apesar de o personagem não ter assim uma presença marcante, também acho que não era suposto ter… E por isso mesmo ele está bem no seu papel. É um filme não recomendado a menores e a pessoas mais sensíveis. Mas um booooooom filme.

Em chegando à Índia (que é uma expressão que me apraz bastante “Em chegando…”) ao que as pessoas que estão comigo me disseram, havia um cheiro estranho no ar. Eu é que não o consegui cheirar, porque fiquei com uma bruta constipação antes de sair de Lisboa, que ainda não me consegui recompor. Acho que agora já passou a sinusite, o que é deveras chato, uma vez que …. Aleija nojolhos! Mais tarde vim a perceber que para além de não cheirar, também quase não tenho paladar. Sabe-me tudo ao mesmo, apesar de a comida ser extraordinariamente condimentada, que é como quem diz, picante! Mas eu estou a gostar, apesar de me saber tudo ao mesmo. Aliás, isto já se está a tornar uma piada recorrente, alguns exemplos:

- Então, isso está bom?
- Não sei, sabe-me tudo ao mesmo…

- Já provaste isto?
- Já.
- E que tal?
- Não sei, sabe-me tudo ao mesmo.

- Achas que aquilo é bom?
- Acho que sim…(enquanto penso: faço lá ideia, sabe-me tudo ao mesmo...)

Já está na história da viagem. Isso, e o extraordinário barulho que faço enquanto me assoo violentamente a ver se deixo de ter esta dor na zona das maçãs do rosto, e das sobrancelhas (dois descritivos que gosto bastante também: maçãs do rosto e sobrancelhas), é chato, incomoda os coleguinhas, mas… tem de ser, não tem outra hipótese, por isso os meninos que se aguentem à bomboca.



Estou no Taj Mahal Palace and Tower Hotel, que é bastante conhecido, e um dos melhores de Mumbai. É bom, mas sinceramente estava à espera de melhor, é que nem um LCD tenho no quarto, mas só uma televisão à antiga. Não se faz. Tem canais simpáticos, tipo HBO, SONY, AXN, etc. Mas sempre que chego ao quarto no fim do dia, está a televisão ligada no primeiro canal, que emite continuamente um documentário sobre o hotel, que é muito, mas muito sinistro. É de arrepiar entrar no quarto escuro e ter a televisão ligada com um tipo indiano a falar… Vicissitudes da vida.

De referir que eu estou a trabalhar com o mesmo horário que em Lisboa, o que torna o jetlag ainda maior. Vamos cá passar 5 semanas, mas acho que o jetlag vai durar todo esse tempo. Mesmo agora, enquanto escrevo, são 21:21 em Lisboa, e são 2:50 aqui. O relógio só serve mesmo para baralhar. Por isso o que fazemos é tomar o pequeno-almoço o mais tarde possível, isto é entre as 10 e as 10.30 locais. Depois ou piscina (como hoje, ehehehe) ou vai-se dar umas voltas pela cidade. Ainda temos de ver, ainda estamos no princípio. Às duas começamos a trabalhar, e não almoçamos, comemos algumas coisas que os nossos amigos monhés nos vêm trazer, e que dá para aguentar até mais tarde. Pelas 19h (locais) vêm trazer o jantar. Tenho a dizer que tenho a almorroica de fora. Mais uns dias transformo-me numa grande almorroica com um pequeno Maichel lá dentro… O que não é bonito, mas são os chamados ossos do ofício.

Hoje (quarta-feira) por acaso fomos convidados pelos nossos amigos para jantar numa casa toda pipi, que a empresa tem e onde costumam levar os clientes para tomar algumas refeições mais… de negócio, pelo que só trabalhámos da parte da manhã. Ó que xatice! Comeu-se muito bem, mas a mulhanga abunda! Eles tiveram a simpatia de quase não por picante na comida. As miúdas que estão connosco, não gostam de picante… estão a sofrer… ehehe. Ontem vieram-nos entregar umas pizzas da Pizza-Hut para o jantar. Elas estavam todas entusiasmadas. Até verem na caixa: Pizza-Hot – Guaranteed Hot. E pronto, lá se foi toda a esperança de comer uma comida mais ocidental. Eu tenho a dizer que gostei da pizza, tinha pimentos e era bem boa.

Uma curiosidade que eu achei brilhante, mas que só funciona no Inverno, por causa da alteração de hora Verão/Inverno em Portugal, é que é bastante fácil sabermos a hora do outro pais, basta para isso fazer as contas. Estou a brincar! Também podem fazer as contas, tem um fuso horário de GMT + 5,30. Mas mais fácil que fazer as contas é virar o relógio ao contrário. Tem é de ser de ponteiros, porque se for digital, esquece, não funciona, ainda não percebi foi porquê!

Eu antes de vir confesso que estava um bocado apreensivo, mas depois pensava no meu sogro, nos meus tios (o meu pai graças a Deus nunca teve de ir) que passavam anos no ultramar, e em cenários de guerra, sem falar nem notícias da família. Eu aqui, consigo falar e ver com quem estou a falar, sem pagar absolutamente nada. E viva o Skype! É realmente espantoso. Se quiser falar para casa ou para o telemóvel, também posso, custa apenas 0,02 cêntimos ou 0,2 cêntimos por minuto respectivamente, o que não me parece ser um grande custo. O problema é que tenho de ter Internet, o que é verdade no escritório, mas não é tão fácil no Hotel. Aqui tenho de pagar, no escritório tenho os outros coleguinhas a ouvir as minhas conversas lamechas com os meus filhos e querida mulher. Nem tudo são rosas, e este afastamento é realmente o que mais custa nesta viagem toda.

Já cheguei a uma conclusão que me está a ajudar. “Não vale a pena pensar muito”, e isto é valido para tudo:
Não vale a pena pensar muito no que estamos a comer,
Não vale a pena pensar muito no transito que vamos apanhar,
Não vale a pena pensar muito que ainda faltam 4 semanas e meia,
Etc, etc, etc,

Ajuda a passar.

Por falar em tráfico… eu já estive em Itália, mas isto é outro campeonato, que falarei noutra altura, talvez com fotografias se conseguir. Fica só aqui um cliffhanger: Vi hoje um taxista a guiar o seu táxi, e com um pé a empurrar outro táxi… Inacreditável!!! Ah o pé, claro que estava descalço, como a maioria dos pés nesta terra.

Bom, vou-me deitar que já se faz tarde.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro o meu irmão!!!!!
Que bom saber mesmo os pormenores das coisas em vez de ser só no skype cenas como:"olha o Miguel, ele vê-nos!!!! Digam adeus!, Ai, tás tão querido, tão bonito, o que é isso atras de ti? uma parede?"
LOL

Mas é mesmo mto bom ler td o q escreveste! escreve sempre que possas!
Mas claro, vamos falando pelo skype! a ver se apanho uma altura em que falemos só os dois!
Adoro te!
e tenta aproveitar tudo o k conseguires, é assim mesmo!

mil beijinhos da mana preferida!

P.s. isso da sinosite é mesmo lixado! maças do rosto e olhos ficam lixadinhos! e o cheirinho da substancia que sai do nosso cérebro!? uma maravilha! e os outros que se lixem, liberta essa merda toda cá para fora é o k é (o mesmo não posso dizer do outro problema mais delicado, hrm....)

MIL BEIJINHOOOOOO!!!

Ah, by the way, viva o Ratatui!!(mto mto bom filme)