segunda-feira, 16 de julho de 2007

Sobre o estado e as facturas

Ontem estava eu a ver televisão, quando no meio dos anúncios, aparece um onde um indivíduo que está num restaurante, no fim pede a factura, e no seu caminho para casa, toda a gente lhe agradece.

Eu pus-me a pensar sobre isto e acho extraordinário como é que é possível o estado estar a gastar dinheiro a fazer anúncios e publicá-los na televisão e nas rádios, quando o que na minha opinião o que deveria ser feito, era qualquer coisa completamente diferente.

Eu sou casado e tenho dois filhos, pequenos, o mais novo ainda bebe leite em pó, que como sabemos é (e bem) comparticipado pelo estado, mas para tal tenho que pedir antecipadamente factura quando vou ao super/ hipermercado.

E aqui é que está o busílis da questão! Tenho de pedir factura!?!?! Então não é obrigatório os comerciantes emitirem factura?! E a pedir tem de ser no início da compra?

Outro caso, fui comprar umas roupas a uma conhecida marca de roupa espanhola, quis pedir factura, estive quase uma hora à espera que me dessem uma factura.

Mas é normal os espanhóis que estão a facturar forte e feio em Portugal, não sejam obrigados a emitir facturas sobre todas as vendas que fazem? Eu não acho!

Outro caso ainda, é o dos cafés e restaurantes. Como todos nós nos apercebemos, os preços duplicaram com a entrada do Euro. Quando pagamos, emitem talões (talões esses que não são aceites fiscalmente) facturazinhas que é bom, nada.

Por isso não percebo porque raio é que o estado em vez de estar a gastar dinheiro em campanhas de mentalização do consumidor, não gasta o mesmo dinheiro a criar leis que obriguem a emissão de facturas pelos vendedores, e no controlo dessa mesma emissão, pela ASAE ou uma qualquer outra entidade. Por que não proíbem as máquinas registadoras que não emitam facturas, qualquer registo deveria ser acompanhado por factura.

Esta história dos lobbies é muito bonita, mas está lentamente a dar cabo do nosso país!

1 comentário:

mca disse...

tens muita razão